Há algo em ouvir um grande pregador. Um grande pregador tem traços distintos e aplica métodos que levam as pessoas a quererem se apoiar e ouvir tudo o que têm a dizer. Aqui estão quatro qualidades que compõem um grande pregador:
Seja autêntico
Grandes pregadores não estão tentando ser alguém que não são. Eles são confortáveis em quem eles são. Grandes pregadores também são aqueles que realmente acreditam no que estão dizendo. A principal diferença entre um bom pregador e um grande pregador é se eles acreditam ou não em tudo o que dizem. De fato, não há nada mais poderoso do que pregar com suas próprias convicções.
Pergunte a si mesmo: estou sendo autenticamente eu mesmo quando estou pregando ou estou tentando ser alguém que não sou? E é neste ponto que estou fazendo algo que estou profundamente convencido de que ajudará alguém ou é apenas o último pensamento que me passou pela cabeça?
Certamente aprenda com outros pregadores, mas também aprenda a projetar quem você realmente é quando está pregando.
Pregar às segundas-feiras
O pastor Brian diz: “Não quero pregar no seu domingo. Quero pregar na sua segunda-feira. ” Grandes pregadores pregam mensagens úteis. Eles falam sobre a Bíblia em toda a sua profundidade sobrenatural e histórica, mas combinam isso com os próximos passos simples e aplicáveis para as pessoas executarem ao longo da semana.
Pergunte a si mesmo: o que estou pregando é aplicável e útil? As pessoas podem pegar essa mensagem e aplicá-la às suas vidas amanhã?
No final das contas, pregar é ajudar pessoas, não impressionar as pessoas.
No final das contas, pregar é ajudar pessoas, não impressionar as pessoas
Seja envolvente
Um grande pregador é alguém que não apenas lê suas anotações, mas alguém que pode capturar a atenção de uma platéia e se conectar a ela. Uma grande pregação evangélica usará métodos como humor e ilustrações para levar a congregação a uma jornada no entendimento das escrituras e na revelação de Jesus.
Pergunte a si mesmo: O que estou fazendo para me envolver com o público? Eu tenho a atenção deles quando estou pregando?
Descubra o que lhe ocorre naturalmente quando se trata de envolver o público. Se você é naturalmente um contador de histórias, conte histórias. Se você é uma pessoa engraçada, use isso para sua vantagem.
Pregue na fila de trás
Os grandes pregadores fazem um esforço para se conectar a todos os dados demográficos da congregação e a todas as diferentes camadas da fé das pessoas – dos não salvos, aos recém-salvos, aos cristãos de 50 anos. Os grandes pregadores não pregam apenas na primeira fila, mas pregam para as mães solteiras, os alunos do ensino médio, os empresários e os avós. Imagine como todos os diferentes membros de sua congregação (e visitantes) vão se conectar com você e como eles podem aplicar sua mensagem à vida deles.
Pergunte a si mesmo: Meu sermão é relacionado às pessoas? Sei o que está acontecendo na vida das pessoas em minha congregação e que respostas eles estão procurando?
Pregue sermões relacionáveis tendo um jornal em uma mão e a Bíblia na outra. Descubra o que está acontecendo na vida das pessoas e como a verdade bíblica pode ser aplicada a suas situações.