Os Alimentos Funcionais podem ajudar você a emagrecer com muita saúde. Quer conhecer alguns deles? Veja aqui!

As formas de emagrecer que nós conhecemos são muitas e sempre surge uma nova a cada dia, e as fórmulas sérias não fogem do tripé ideal: alimentação saudável, rotina de exercícios e bons hábitos de vida. O que também sabemos é o quanto a vida dos tempos atuais – com tantos compromissos, desafios e estresse – pode prejudicar o estilo de vida saudável que permite manter o melhor peso e evitar uma série de doenças.

Para emagrecer a partir da alimentação, precisamos não só eliminar ou reduzir a consumo de uma série de produtos (e a maioria nem podemos chamar de alimentos), mas também consumir alimentos saudáveis, que impedem o ganho de peso.

Por outro lado, muitos deles têm nutrientes que atuam também na prevenção e não apenas no combate à obesidade. São os Alimentos Funcionais.

Portanto, uma dieta onde esses alimentos estejam diariamente presentes aumenta muito a possibilidade de sucesso na perda de peso, além de contribuir para a saúde como um todo.

Mas você conhece os Alimentos Funcionais? Sabe que eles podem ajudar você a perder peso?

Mas antes: o que são os Alimentos Funcionais?

São os alimentos que, além das propriedades nutritivas para as necessidades principais do ser humano – como o crescimento e o desenvolvimento de órgãos e tecidos – também possuem componentes que atuam especificamente em algumas condições orgânicas.

Por exemplo, os alimentos que reduzem o risco de determinados tipos de câncer – o caso mais conhecido é o licopeno, que encontramos no tomate e previne tumores na próstata. A característica principal dos Alimentos Funcionais é criar ou favorecer processos orgânicos para atingir cada objetivo.

Alguns e felizmente a grande maioria deles são úteis para diversas finalidades, verdadeiras farmácias naturais e se tornam itens indispensáveis na dieta de pessoas de todas as idades, além de não precisarem de indicação médica. É consumir e ganhar saúde!

Veja esses 9 Alimentos Funcionais que ajudam no emagrecimento

1 – Cenoura

Não sou dos benefícios para a ele que vive a cenoura; ela também atua no estímulo ao metabolismo e ajuda na eliminação de resíduos, dois fatores importantes para o processo de emagrecimento. E também previne infecções

2 – Pimenta

Sim, a tão temida pimenta para o paladar de algumas pessoas, tem um componente chamado capsaicina que usa a gordura existente no organismo para gerar energia , o que é muito eficaz e natural para combater o acúmulo de gordura.

3 – Chá Verde

Todos nós já ouvimos a respeito dos benefícios do chá verde para a saúde. Ele tornou-se item obrigatório em muitas residências e até em restaurantes. E não é por acaso; ele possui catequina, um nutriente que acelera o metabolismo e a queima de gorduras, reduz os níveis de colesterol e, além desses benefícios para o emagrecimento, também é antioxidante, retardando os efeitos do envelhecimento.

4 – Folhas Frescas

As verduras com folhas frescas, especialmente as escuras, ajudam no aumento da sensação de saciedade e na redução das taxas de colesterol. Além disso, são ótimas nas dietas de recuperação do organismo depois de exageros, como um churrasco ou as festas de fim de ano.

5 – Vinagre de Maçã

O vinagre entrou na pauta da vida saudável das pessoas, com uma série de benefícios. O vinagre de maçã tem muitos nutrientes que desencadeiam mudanças positivas para a redução de peso: ajuda no processo de digestão, no esvaziamento rápido do estômago, no funcionamento melhor do fígado e na desintoxicação do organismo.

6 – Gengibre

Apesar deste alimento ser ainda pouco usado pelos brasileiros e muito conhecido na culinária oriental, também se torna cada dia mais popular pelos muitos benefícios. Ele acelera o metabolismo, ajuda a relaxar o trato gastrointestinal, e também é um alimento termogênico, que normalmente provoca uma queima maior de gordura. Para quem não gosta do sabor exótico, ele pode ser consumido em chás além de saladas e sucos. Mas é importante usar com moderação, principalmente para as pessoas diabéticas e hipertensas. alimentos funcionais emagrecimento

7 – Cafeína

Aqui não falamos exatamente da bebida – que consumida em excesso pode trazer alguns efeitos indesejados – mas das cápsulas que são vendidas em lojas de produtos naturais ou de suplementos alimentares. A cafeína também é termogênica – acelera a queima de gordura e aumenta a disposição. É considerado um dos produtos mais eficazes no processo de emagrecimento.

8 – Abacaxi

Essa é uma fruta muito conhecida pelo efeito digestivo após as refeições, porém o ideal de consumo é ao longo do dia, na forma natural ou em sucos sem açúcar ou adoçante. Ela tem a capacidade de ajudar a expelir gorduras, além de dar uma sensação de saciedade com muitas fibras e água na composição. E é muito refrescante, aumentando o bem-estar, o que ajuda a evitar a busca por comida como compensação.

9 – Couve

Esta verdura é um superalimento: é rica em vitaminas e minerais, tem ação anti-inflamatória e cicatrizante e uma ótima fonte de cálcio, que inibe a formação de gorduras no organismo e é estimulante da lipólise – o processo de quebra da gordura para aumentar a excreção.

E não esqueça dos demais componentes do tripé do emagrecimento!

A alimentação saudável é o começo de tudo, porque fornece energia de qualidade e bem-estar e alto astral para as duas atividades que formam a receita de sucesso para emagrecer e manter o peso ideal

Rotina de exercícios

Pode ser uma caminhada moderada a forte de 45 minutos diários, um esporte ou uma academia com atividades aeróbicas como pilates ou musculação; o importante é manter o corpo sempre em total atividade, para que queime sempre boa parte da gordura consumida e promova diversos processos orgânicos fundamentais para o corpo funcionar bem, a mente se sentir satisfeita e devolver em boas atitudes.

Bons hábitos de vida

Aqui a receita é simples: não fumar, consumir bebidas alcoólicas com a máxima moderação e evitar os sabotadores da saúde: embutidos, alimentos industrializados e congelados, frituras, refrigerantes, produtos refinados, sal e açúcar em excesso.

Os Alimentos Funcionais também têm a capacidade de preparar o organismo para viver sem os sabotadores. Então aproveite, emagreça e tenha saúde!

Leave a comment

Fique ligado:

Site desenvolvido pela E-gnição.